O Rio Grande Do Sul é o Segundo Estado Maior Produtor de Leite do Brasil.
A região noroeste do Rio Grande do Sul é o principal polo de produção de leite do estado, o segundo maior produtor do país.
Na região predominam produtores familiares que tem na atividade leiteira uma forma mais estável e segura de renda. Embora se verifique o crescimento da produção nos últimos anos, constata-se também que muitos produtores encontram dificuldades e estão deixando o meio rural, principalmente os jovens.
Neste contexto, é fundamental que se desenvolvam ações no sentido de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e da pecuária de leite.
O leite é um dos principais alimentos consumidos no mundo. O maior produtor, segundo a Food and Agriculture Organization – FAO, é a Índia com 18% da produção mundial. O Brasil ocupa a 5ª posição entre os países, com 4% da produção mundial. Entre os estados brasileiros, o Rio Grande do Sul é o segundo produtor nacional respondendo por cerca de 13% da produção nacional, superado apenas pelo estado de Minas Gerais.
Historicamente a produção de leite no Estado teve grande impulso a partir dos anos 70, como alternativa econômica à pequena propriedade familiar, em contraponto ao avanço da monocultura da soja. Ao redor do produto estruturou-se o importante ramo da indústria de beneficiamento e produção de derivados, formando a complexa cadeia do leite. Mais recentemente, a atividade vem incorporando tecnologias que permitem ganhos de produtividade e melhorias no controle sanitário que possibilitam menos perdas e melhor renda aos produtores. Produtos como leite em pó e creme de leite figuram na pauta de exportações e se apresentam como oportunidade de investimento.
No Rio Grande do Sul a produção média no triênio 2013-2015 foi de 4,6 bilhões de litros/ano. A produção de leite é bem distribuída pelo território. As regiões da Fronteira Noroeste, Produção, Vale do Taquari, Serra, Norte, Rio da Várzea e Celeiro são responsáveis pela metade da produção gaúcha, que atingiu cerca de 2,4 bilhões de litros/ano em média no período de 2013-2015.
Os municípios de Santo Cristo, Casca, Ijuí, Ibirubá e Marau se destacam do conjunto com produção superior a 50 milhões de litros em média no triênio considerado