Dia 4 de agosto, é o Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer.
Essa doença é responsável pela morte de milhões de pessoas todos os anos e é alvo de pesquisas científicas incessantes em busca da cura.
Câncer é o nome de um grupo de doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células. Estas células formam os tumores, que podem invadir outros tecidos, prejudicando-os. Elas se espalham pelo corpo ao caírem na corrente sanguínea, processo que conhecemos como metástase.
Vinte e dois porcento dos casos de câncer em mulheres são de mama. Existem exames que conseguem detectar o câncer em estágios iniciais. A mamografia é o principal e deve ser feito a partir dos 40 anos. A frequência com que a mulher deve realizar estes exames também depende da sua história familiar (se existem casos de câncer na família ou não).
No entanto, várias formas de câncer podem ser evitadas através de pequenas mudanças de hábitos e atitudes. como explica Dr JORGE AMARAL .
Por exemplo:
- É incrível como apenas a ingestão de determinados alimentos já ajuda enormemente na prevenção de algumas formas de câncer.
- Outra dica:o uso da camisinha em relações sexuais quase que aniquila a chance da mulher desenvolver câncer de colo do útero, já que mais de 90% dos casos desse tipo de câncer estão relacionados à presença do vírus HPV, sexualmente transmissível.
Então, informação e cuidado são armas poderosas na luta contra o câncer. Não esqueçam que visitas regulares ao médico também são de capital importância, afinal, o diagnóstico precoce da doença aumenta consideravelmente suas chances de cura.